Como bordar – Folha Persa

▸1 de janeiro de 2014

Existem várias formas diferentes de bordar uma folha. É possível adaptar vários pontos do bordado livre dentro de um desenho para deixar seu trabalho mais vivo e de encher os olhos! Hoje vou ensinar a folha persa. Siga as instruções abaixo e não se esqueça de praticar bastante:

O início é simples: como demonstrado nas figuras acima, comece pelo ponto 1 trazendo sua agulha e linha para a parte de cima do tecido. Depois, no ponto 2, insira a agulha um pouco distante do primeiro ponto, mas na mesma altura. Sem levar a agulha para a parte de trás do tecido, logo em seguida insira no ponto 3, um pouco abaixo dos pontos 1 e 2. Importante! Certifique que sua linha está por baixo da agulha.

Em seguida, logo abaixo do ponto 1, insira sua agulha como demonstrado com o ponto 4 e em seguida, mais uma vez sem levar a agulha para trás do tecido, insira no ponto 5, sempre mantendo a linha por baixo da agulha. É esse detalhe que formará os pequenos elos no meio da sua folha!

Siga o procedimento como na figura acima. Recomendo que você faça o desenho da folha com uma linha divisória no meio para não se perder. É como fazer uma trança: insira a agulha pela direita e depois pela esquerda, linha por baixo da agulha, até o final. Depois, é só levar a agulha para trás do tecido e finalizar!

O preenchimento do seu bordado pode ser solto, como na foto, com os pontos esparsos, ou mais juntinho. Eu chamo esse ponto de Folha Persa, mas o bordado livre tem tantos pontos quanto nomes diferentes! Você pode encontrá-lo por aí também pelo nome de Ponto Creta.

Se você fizer em casa, publique uma foto com a hashtag #nuvemcanela para que eu possa ver. Vou adorar conferir seu trabalho!

0 comentários: